segunda-feira, junho 01, 2009

Eu uso cremes e eles funcionam!

Um dia, entrei num blog que eu acompanho e a pergunta da enquete era se usávamos cremes. Eu não me lembro de ter sido criada como uma menina que usava mil cremes, nem de ver a minha mãe se empapando de creme hidratante como faz a Xuxa na propaganda do Leite de Aveia Davene.


Mas, um dia esta história mudou. E eu adotei os cremes como meus grandes amigos. Começou com a minha avó, que sempre usou hidratantes no rosto. Quando ela faleceu, estava com mais de 80 anos e parecia ter, pelo menos, dez anos menos. Um dia, na primeira vez que eu viajei a trabalho pro exterior, ela me pediu para comprar na farmácia, dois frascos de um hidratante da Johnson & Johnson que só tem nos EUA. Eu comprei. Foi muito barato: US$ 11,00 cada um.

Ela usava o produto aí do lado incansavelmente no rosto e tinha uma pele maravilhosa. Eu comecei a observá-la e vi que esta história de usar cremes fazia sentido. Mas, como tudo na vida, tinha uma premissa importante: Disciplina! Para que os cremes funcionem e tenham o efeito desejado, você deve usá-los regularmente.

Um dia, fui a uma dermatologista muito famosa entre as minhas colegas de trabalho, cheia de ansiedade. Ela me disse, com a maior veemência, que o meu problema não tinha jeito. Eu estava com a pele bastante marcada de acne da adolescência, tinha algumas espinhas eventuais, resultado de um processo de somatização que me leva a ter acne nervosa, e também algumas manchas no rosto provocada por anticoncepcionais. Eu saí do consultório da médica tão frustrada, mas tão frustrada, que me senti a mulher mais feia do mundo, só porque não nasci com a sorte de ter a pele da Gisele Bünchen.

Então, passando umas férias na casa da minha sogra com as minhas cunhadas, elas começaram a me mostrar a luz do fim do túnel (apesar de nenhuma das duas ser dermatologista). Depois de um dia de sol e de eu ter ficado igual ao "boi da cara preta" (porque o sol acentua as manchas já existentes), fomos à farmácia e elas me apresentaram aos produtos da marca La Roche-Posay.

Comecei a minha jornada com dois deles, um para clarear as manchas, o Melani-D, e o outro para tratar as espinhas, o Effaclar A.I. E o que parecia não ter mais jeito começou a mudar, a situação tenebrosa reverteu-se com a minha dedicação diária, à noite e pela manhã, antes de sair para o trabalho.

Com o tempo, passei a ter sempre um spray de água Thermal na bolsa, para aqueles dias em que a gente sua muito e precisa de um SOS para não ficar com a pele superoleosa. E passei a usar maquiagem decente, da Lancome, que eu só compro quando viajo, porque os preços aqui são um absurdo.

A propósito, os melhores lugares para comprar os produtos da la Roche são a Argentina e os EUA, por incrível que pareça. A gente paga, pelo menos, a metade do preço. Eu nunca estive na França (um dia eu chego lá), mas na Inglaterra, não os encontrei.

Bom, mais duas dicas. Quando a gente é adolescente, sofre muito com aquelas acnes que aparecem de um dia para o outro e que parecem estar ali para estragar toda a nossa vida social. Eu sei como é. Descobri duas gracinhas de produtos muito úteis para estas horas, desta vez de outra marca, a Vichy, também francesa. Eles são SOS de espinhas, da linha NormaDerm. Esta linha tem um conjunto de produtos fantástico, que ajuda a nivelar os poros e a fechá-los, disfarçando as imperfeições causadas por anos e anos de espinhas espremidas na frente do espenho. O primeiro é o Concentrado Ativo Anti-imperfeições. Ele é maravilhosos, porque seca a espinha em 8 horas, enquanto você dorme, e se o resultado não é bom em oito, basta continuar usando o produto, que pode ser usado durante o dia, que o resultado aparece em 24 horas. Aquela espinha-monstro vai embora, eu garanto! Bom, o preço, há o preço! Aqui no Brasil, é caro, mas dura pra caramba. Esta bisnaguinha, com 15 ml, me custou R$ 62,00. No Rio de Janeiro, os melhores lugares para comprar são a Farmalife e a Droga Raia, que dão desconto se você for "fiel"!

Numa destas viagens, eu também comprei um lápis corretivo da Vichy que é secativo para espinhas. Já procurei a beça no Brasil, mas não encontrei. Tenho que esperar a próxima viagem, ou quem sabe alguém traz pra mim.

Bom, não preciso nem dizer que todos estes produtos tem pelo menos FPS 15. Mas, para quem ainda precisa de mais dica, o interessante é usar um bloqueador solar gel ou loção não gordurosa, como o da própria La-Roche Posay, o Anthelios XL 60. Ele é ótimo e não provoca espinhas.

Eu sei que as recomendações são caras, mas encare estas compras como investimento. Cada produto desses dura, comigo, uns 4 a 5 meses, porque você não precisa passar grandes quantidades para que eles façam efeito. Ah, e lembre-se de sempre tirar a maquiagem antes de dormir, aconteça o que acontecer. Mesmo que você esteja de porre! E de ter uma necessaire grande, para levar estas coisas nas viagens.

Por fim, esta é a última e derradeira dica, já dizia a minha avó: Se você não se cuidar, e se gostar, ninguém mais vai!

3 comentários:

Lady Shady disse...

Meu amor, meu lema é "Bendito é o creme entre as mulheres...".
Uso 3 para o rosto (2 x ao dia) + 3para o corpo (2 x ao dia) + esfoliante de rosto ( 1 x por semana) + de corpo ( 1 x por semana)+ filtro solar 30 (todos os dias) + máscara (1 x por semana) + creme labial ( 2 x ao dia )+ hidratante 1 para mãos, 1 para os pés, 1 para rosto...
Tudo por conta de mina vovó tb.
Dá certo siiiim!

Bjs!

Ale disse...

Olá,
Corri até a farmácia e comprei o Melani-D. Mas estou achando estranha a textura do produto. É meio aquosa mesmo? Como um líquido com pedaços de creme dentro? Será que devo ir na farmácia trocar?
Obrigada pela dica.
Alessandra

Rebecca Leão disse...

Oi, Alessandra, corri para checar a textura do meu, mas não é assim não. Vá até a farmácia e tente trocá-lo. Se você não conseguir, entre em contato com o fabricante e veja o que eles dizem... sorte! Bjs